DE MUITO BOM GOSTO: "VINHOS: TIPOS E CONSERVAÇÃO"

O vinho é, por definição, o produto da fermentação alcoólica natural do suco de uvas. Bebida admirada por séculos no mundo inteiro, ricos, pobres, brancos, negros, homens e mulheres somos e sempre seremos amantes de um bom vinho.

O vinho é uma bebida popular e muito importante no acompanhamento de vários pratos da culinária mundial, desde a regional, mais simples e tradicional, até as mais sofisticadas e complexas. O vinho é importante na cozinha não apenas por ser uma bebida, mas como um agente que realça os sabores da boa comida.

É muito importante que haja uma boa harmonia entre o vinho e a comida. Como regra geral as carnes e massas devem ser acompanhadas por vinhos tintos enquanto os peixes e frutos do mar ficam melhores com os vinhos brancos. Porém isso nem sempre é verdade. O que se deve levar em consideração ao escolher o vinho é a qualidade e o sabor dos ingredientes do prato que se vai degustar. Um alimento feito à base de temperos fortes, seja carne ou peixe, deve ser acompanhado com um vinho igualmente encorpado enquanto um prato mais leve merece um vinho leve. Essa boa combinação entre o prato e o vinho chama-se harmonização.

Existem cinco tipos distintos de vinhos: o vinho tinto, branco, rose, espumantes e os vinhos fortificados cada um com seu modo de preparação. Podemos dizer que são verdadeiras obras de arte que agradam a paladares em todo o mundo.

A frase utilizada por todos, “Quanto mais velho o vinho, melhor...” é falsa. Qualquer vinho é preciso lembrar, esta vivo! Ele também tem data de validade, até os anos 70, a vinificação dos grandes vinhos (BORDEAUX, por exemplo) era feita de modo que o seu auge fosse atingido em 15 a 20 anos. Hoje a tendência é de que se antecipe esse auge para 7 a 10 anos

Conserve bem seu vinho, verifique qual a temperatura, cada vinho tem sua temperatura expecifica. Mantenha a garrafa sempre deitada antes de abrir para que a rolha não resseque. Procure abrir e consumir o vinho em no maximo dois dias, já o espumante depois de aberta terá que ser consumido no dia, pois o processo de envelhecimento na garrafa sempre leva à oxidação com produção de ácido acético.

Quando o vinho for aberto coloque-o no decanter para poder respirar por uns minutos e assim estará pronto para ser servido. Aproveite bem seu vinho





Ciça Gut

Autor

Escrito por Admin

Equipe Casa Ambiente.A marca CASA AMBIENTE é lider em utilidade doméstica e produz produtos de qualidade, design inovador e com tendências mundiais. Essenciais para o seu lar.

Um comentário:

Obrigada por comentar!